QUEM SOMOS

     A Federação dos Trabalhadores no Comércio do Distrito Federal – Fetracom-DF foi criada em 15 de janeiro de 1986, com o objetivo de proteger os direitos e interesses das categorias profissionais e dos sindicatos filiados, no âmbito distrital, federal e também diante dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre as suas atribuições principais está a colaboração, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas das categorias de sua base de atuação.
A Fetracom-DF ganhou um novo impulso em julho de 2004, quando tomou posse a nova diretoria da entidade, após uma eleição que mudou os rumos de atuação. A Fetracom-DF ganhou força e credibilidade. Hoje ela representa cerca de 200 mil profissionais, nas mais variadas áreas laborais do comércio do DF.
Entre os sindicatos que a integram estão o Sindicato dos Comerciários do DF, o Sindicato dos Empregados no Comércio Atacadista do Distrito Federal Sindecat), Sindicato dos Empregados de Carnes Frescas, em geral e seus similares (Seconcar), Sindicato dos trabalhadores de empresas locadoras de filmes em DVD, VHS, Disco Laser e jogos gravados eletronicamente (Sindapoio), Sindicato dos Trabalhadores Vidreiros e Similares do Distrito Federal (Sindividros) e Sindicato dos Instrutores e Empregados em Auto-Escola B e AB do Distrito Federal . A Fetracom-DF também representa das categorias inorganizadas – aquelas que não possuem um sindicato próprio.

    A Federação dos Trabalhadores no Comércio do DF – FETRACOM-DF foi criada em janeiro de 1986, representando a concretização de uma antiga luta de vários sindicatos de empregados da área do comércio.

    Entre as principais entidades que estiveram à frente do processo de criação da FETRACOM-DF destacaram-se o Sindicato dos Comerciários do DF, como ainda outros sindicatos, como o dos empregados no comércio de derivados de petróleo, dos empregados em hotéis, etc.

    O ex-presidente do Sindicato dos Comerciários, José Neves Filho, acabou se tornando o primeiro presidente eleito da FETRACOM- DF. Até hoje, o Sindicato dos Comerciários do DF é a principal entidade que se mantém na base da Federação, representando mais de 80 mil comerciários. Inicialmente, a FETRACOM-DF funcionava no edifício Anhanguera, no Setor Comercial Sul. Atualmente sua sede fica no edifício Arnaldo Villares, salas 418,419,420 e 421. Sua atual diretoria foi eleita no último dia 21 de julho.

    A chapa liderada pela presidenta do Sindicato dos Comerciários do DF, Geralda Godinho, venceu as eleições para o triênio 2004/2007 e tomou posse no último dia 31 de agosto, em solenidade no auditório da Associação Comercial do DF. Participaram comerciários, líderes sindicais e empresariais, representante do Ministério do Trabalho e ainda o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que destacou seu reconhecimento à luta dos novos diretores da Fetracom – DF.

 

Principais Objetivos

    Entre os principais objetivos da entidade, estão, por exemplo, a proteção dos direitos e interesses da categoria profissional, dos trabalhadores no Comércio, no âmbito a estadual, perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entidades públicas, privadas e terceiros.

    A Federação tem como uma das atribuições colaborar, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com as categorias profissionais que coordena. Além disso, celebra convenções, acordos ou pode ainda suscitar dissídios coletivos. Cabe ainda à Fetracom-DF criar serviços de consultorias técnicas para atender auxiliar os sindicatos filiados e interceder junto às autoridades no sentido de dar rápido andamento na solução dos problemas de interesse da classe.