A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada no dia 25 de abril, pela Secretaria de Trabalho, em parceria com o DIEESE e Codeplan, mostra um quadro positivo quanto à criação de novos postos de trabalho no Distrito Federal. De fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012 foram abertas 33 mil novas vagas de trabalho.
No balanço mensal, a pesquisa apontou que a taxa de desemprego passou de 12,4%, em fevereiro deste ano, para 13,3% em março. Segundo Clóvis Scherer, supervisor do DIEESE, esse aumento era esperado. “Os resultados são típicos, e a perspectiva é que essa taxa venha recuar no segundo trimestre de 2012”, afirmou.
Já, na comparação anual, esta é a menor taxa registrada para os meses de março, desde 1992. Max Coelho, subsecretário da Secretaria de Trabalho aproveitou a ocasião para apresentar ações positivas. “Nós temos ações para não ficarmos reféns dos números. A Secretaria está lançando programas que atendem aos desempregados, como o ‘Mais Autonomia’ e o ‘Prospera’, além do ‘Qualificopa”, concluiu.
Ainda, de acordo com pesquisa, a população do DF fica menos tempo a procura de trabalho. O tempo médio reduziu de 45 semanas em março de 2011, para 42 semanas em março de 2012. Além disso, o rendimento médio do brasiliense aumentou em 2,1% no ano.
Confira a Pesquisa de Emprego e Desemprego do mês de março de 2012, clicando aqui.
Fonte: Setrab