A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) tem nova direção. Pelos próximos três anos, uma nova diretoria, eleita em novembro de 2011, durante o 8º Congresso Nacional da Contracs, vai estar à frente das decisões.
O congresso foi realizado na cidade de Guarapari, no Espírito Santo, e teve como objetivo a definição de novas estratégias de luta, erguer novas bandeiras e a eleição da nova diretoria.
A eleição foi realizada no último dia do evento. Duas chapas se inscreram. A chapa 1, que tinha Alci Matos Araújo como presidente, venceu com 291 votos (72,56%). A chapa 2, que tinha Gilberto Paixão como presidente, teve 110 votos (27,44%). Não houve abstenções.
O novo presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, lembrou a história da confederação e falou das expectativas para a nova gestão. “São grandes os desafios que nossa confederação tem pela frente, mas ao mesmo tempo, são muitas conquistas, como o reconhecimento legal da Contracs junto ao ministério do Trabalho. Recebemos a notícia da oficialização durante o Congresso e comemoramos essa vitória, resultado de muita luta. A partir de agora, a Contracs poderá representar juridicamente sua base, o que fortalece a nossa entidade e os nossos representados”
No total, 400 delegados participaram do congresso, além de convidados.