Quarta-feira, 24 Julho, 2024
No menu items!

IV Congresso da Fetracom-DF fortalece luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio e serviços no Distrito Federal

Saiba mais

Durante os dias 26 e 27 de maio, no Clube dos Comerciários, aconteceu o IV Congresso da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do Distrito Federal (Fetracom-DF). O evento reuniu representantes sindicais, lideranças e trabalhadores para discutir as conquistas e os próximos passos do movimento em defesa dos direitos trabalhistas.

No primeiro dia, a mesa de abertura contou com a presença do presidente da Contracs-CUT, Julimar Roberto, da secretária-geral do Sindicom-DF, Geralda Godinho, do secretário de Administração e Finanças da CUT-DF e primeiro secretário da Fetracom-DF, Washington Domingues, do secretário-geral da Contracs-CUT e secretário nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Ertle, e da presidenta do Sindiserviços, Dona Isabel. A atividade teve início com a discussão das conjunturas local, nacional e internacional, com os debatedores Jacy Afonso e Antônio Lisboa.

No segundo dia, o chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF (SRTE/DF), Marcos Góis, realizou uma explanação sobre a importância da segurança do trabalhador e da trabalhadora. A deputada federal Erika Kokay também marcou presença no congresso, deixando uma mensagem de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do Distrito Federal e Entorno. A economista do Dieese, Mariel Angeli, destacou que o cenário econômico atual é favorável para a classe trabalhadora.

Durante o evento, foi aprovado o Plano de Lutas da Fetracom-DF até 2027, reforçando o compromisso contínuo em prol dos direitos e melhores condições de trabalho para os profissionais do comércio e serviços no Distrito Federal. Além disso, uma nova diretoria foi eleita para o período de 2023 a 2027.

O IV Congresso da Fetracom-DF foi marcado por debates intensos, fortalecendo a unidade e reafirmando o compromisso da entidade na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. As discussões abordaram temas como financiamento sindical, igualdade de gênero e racial, desafios do ramo no DF, saúde e segurança do trabalhador, estatísticas e negociações coletivas.

A Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do Distrito Federal encerra o congresso com a certeza de que a luta em prol dos direitos trabalhistas é fundamental e continuará sendo uma prioridade na agenda sindical. A união e o engajamento de todos os trabalhadores e trabalhadoras são essenciais para enfrentar os desafios e garantir melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

Leia também

Fetracom-DF parabeniza a Contracs pelos seus 34 anos de luta e conquistas

Neste momento de celebração, a Federação dos Trabalhadores no Comércio do Distrito Federal (Fetracom-DF) parabeniza a Confederação Nacional dos...
spot_img