O Sindicato dos Empregados em Estacionamentos e Garagens Públicas e Privadas do Distrito Federal (Seeg-DF), realizou, nesta terça-feira (06/11), uma manifestação para protestar contra o comportamento da empresa Alfa Park em relação aos seus empregados. Segundo o sindicato, os trabalhadores da empresa tem sofrido constantemente com pressão e abuso de autoridade por parte dos patrões.
A manifestação contou com o suporte e apoio da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Setor de Serviços (Fetracom-DF). Segundo Washington Neves, presidente da federação, é muito grande a diferença entre os valores cobrados pelas empresas que exploram esse setor e os salários e benefícios pagos aos empregados. “É nítida, clara, mais que evidente, a exploração que os trabalhadores vêm sofrendo. Tentamos de todas as formas o diálogo com a empresa, mas, infelizmente a negociação é um caminho que certas empresas ignoram. Então, demos início aos protestos e vamos prosseguir até alcançarmos o que é justo para os trabalhadores”, explicou.
Durante o protesto, os trabalhadores ergueram as bandeiras das entidades e caminharam em todo o estacionamento. Os representantes de sindicatos que participaram do encontro aproveitaram para discursar sobre a situação a que os trabalhadores vêm sendo submemtidos e exigir que a empresa passe a agir de acordo com os direitos dos trabalhadores.
Para o presidente do Seeg, Raimundo Domingos, o comportamento da empresa é desrespeitoso e infringe a dignidade dos trabalhadores. “Nós não estamos mais na ditadura, não aceitamos que os trabalhhadores sejam perseguidos. Nós estamos aqui hoje para tentar, de forma pacífica, conscientizar a empresa dos direitos dos trabalhadores”, disse.
O protesto só terminou quando a empresa entrou em contato com os representantes do Seeg e propôs a realização de uma reunião. Durante o encontro, nada foi definido. Uma nova reunião entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal será realizada na próxima semana. Caso a situação não seja resolvida, o sindicato pretende fazer uma nova mobilização.
Durante a manifestação, que ocorreu no estacionamento do Park Shopping, estiveram presentes representantes da Contracs, Cut, Fetracom-DF, Sindicom-DF, Sintramacon-DF, Secomcar e Sieame.