Os sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores no Comércio do Distrito Federal (Fetracom-DF) participaram, nos dias 26 e 27 de agosto, de um workshop direcionado às entidades sindicais. Foi a quarta edição da Oficina de Negociação Coletiva, que é realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT).
A oficina propiciou a análise de várias situações de negociação, além de simular uma mesa de negociação coletiva por salários e cláusulas sociais. Também foram analisados os objetivos estratégicos de cada negociação e cada grupo. “É muito importante que os sindicatos estejam preparados para conduzir da melhor maneira uma negociação coletiva e assim chegar a bons resultados, porque este é o principal instrumento de defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores”, disse Washington Neves, presidente da Fetracom-DF.
A oficina, que contou com a participação de entidades filiadas da região centro-oeste, reuniu desde dirigentes que ainda não participaram de um processo de negociação coletiva a dirigentes com muita experiência. Ao todo, 26 participantes do ramo estão em Brasília para analisar cenários, traçar estratégias e conhecer a importância da preparação prévia para a negociação. A próxima oficina terá como público as entidades filiadas na região sul do País e acontecerá em Florianópolis.