Quarta-feira, 24 Julho, 2024
No menu items!

Fetracom-DF na luta pelo direito das mulheres ao domingo de folga

Saiba mais

O domingo é um dia especial para muitas mulheres, que aproveitam para descansar, cuidar da família, da casa, da saúde e do lazer. Mas nem todas têm esse privilégio. Muitas trabalhadoras do comércio e do setor de serviços são obrigadas a trabalhar aos domingos, sem respeitar a escala 1×1, que garante a folga em domingos alternados, conforme prevê o artigo 386 da CLT.

Para combater essa situação, Fetracom-DF se juntou à campanha nacional “Não mexa no meu domingo”, que visa conscientizar e mobilizar as mulheres sobre esse direito conquistado há 80 anos. A campanha é uma iniciativa do Instituto Lavoro, da CUT, de sindicatos e de entidades da sociedade civil.

A Fetracom-DF afirmou que a campanha é essencial para garantir a dignidade e a qualidade de vida das mulheres, que são maioria na categoria e que sofrem com a dupla ou tripla jornada de trabalho.

O presidente da entidade, Alberto Oliveira, disse que foi uma vitória importante, mas que ainda há muito a ser feito para garantir o cumprimento desse direito na prática.

“Muitos empregadores ignoram ou desrespeitam a lei, e muitas trabalhadoras desconhecem ou têm medo de reivindicar esse direito. Por isso, precisamos fazer uma ampla campanha de informação e de mobilização, para que as mulheres saibam que o direito de trabalhar um domingo e folgar no próximo é delas, e que elas podem contar com o apoio da federação para fazer valer esse direito”, declarou.

#Nãomexacomomeudomingo

 

Leia também

Fetracom-DF parabeniza a Contracs pelos seus 34 anos de luta e conquistas

Neste momento de celebração, a Federação dos Trabalhadores no Comércio do Distrito Federal (Fetracom-DF) parabeniza a Confederação Nacional dos...
spot_img